Bolasie e Brasil: o habitat perfeito para um baller universal
Nov 17, 2024
6
107
0
A grande maioria dos seguidores do futebol inglês tem boas lembranças do Yannick Bolasie. Um jogador que subiu os níveis da pirâmide futebolista inglesa mas, por culpa das lesões e desacordos com os clubes, ele nunca alcançou o potencial dele como um dos melhores enigmas o jogo bonito jamais tem visto.
Este artigo vai falar mais sobre o maravilhoso Bolasie. Em relação ao começo dele no futebol, as suas lutas e seu renascimento no Brasil. Informação importante: estou no processo de aprender português. Então, meu português não vai ser perfeito e estou utilizando a ajuda da minha namorada brasileira Alci! Obrigado linda!
Um showman perdido
Quando comecei a sair com minha namorada, claro que falamos sobre futebol. Como todo mundo sabe, os brasileiros gostam muito de futebol. A verdade, o futebol é um costume e, pra muitos brasileiros, uma religião.
Eu e ela falamos dos times que apoiamos. Como os leitores de El Chumbazo sabe, meu time é o Tottenham, então minha namorada e eu compartilhamos um amor pelo Richarlison! Ela apoia o Internacional que, atualmente, tem alguns jogadores perceptíveis como Fernando e Enner Valencia - os dois jogavam na Premier League! No entanto, o time local dela é o Criciúma. Nunca ouvi falar do clube mas, quando ela me mostrou a lista dos jogadores, vi um nome familiar - Yannick Bolasie.
De repente, os melhores passes do Bolasie estavam na minha cabeça. Um ponta esquerda muito bom e com velocidade, controle imaculado, dribles dinâmicos e um arsenal de habilidades, não pude acreditar que ele estava jogando no Brasil! Com 6 gols e 4 assistências em 29 jogos, é obvio que o congolês tem encontrado de novo a paixão em um dos centros de futebol no mundo.
Começo humilde
Apesar do talento dele, Bolasie não teve um início glamouroso na sua carreira futebolista. Ele assinou pelo Plymouth Argyle em 2008, mudou de Floriana FC na Malta por uma taxa de transferência de £20,000. Depois de vários empréstimos, assinou no Bristol City onde ele impressionou Crystal Palace. Depois de uma temporada, foi pro Crystal Palace por £506,000. Ele ajudou o clube a ir para a Premier League, aqui Bolasie criou o seu próprio nome.
Durante o seu tempo com Crystal Palace, Bolasie completou 144 jogos, marcando 13 gols que incluí um hatrick famoso contra o Sunderland e 25 assistências. A sua proeminência foi capturada pelo clube Everton em 2016 por £22.2m. Infelizmente, Bolasie sofreu muitas lesões e, no final, ele não estava nos planos dos treinadores para continuar no time.
Como consequência, ele jogou pra vários times com sucesso limitado. Apesar de estar jogando pro Everton por 5 anos, só jogou 32 vezes. Logo, Bolasie se juntou a Çaykur Rizespor na Turquia, onde jogou duas temporadas. Marcou 20 gols em 55 aparências pelo clube, o melhor recorde de gols que teve durante sua carreira inteira.
Brevemente, voltou pra Gran Britânia pra jogar pelo Swansea mas não pode jogar no time principal com frequência. Tristemente, o veterano já não tinha as pernas pra jogar no jeito inglês, merecia ir a um lugar onde seria apreciado. A oportunidade chegou para jogar com Criciúma, e eles receberam ele de braços abertos.
Um renascimento brasileiro
Um país e um clube que apreciaria Bolasie é o Brasil e o Criciúma. Ultimamente, o Brasil tem perdido o talento espetacular que todo mundo conhece. As lendas como Kaka, Pele, Neymar, Ronaldinho, Ronaldo, Garrincha e Rivaldo são alguns dos nomes que capturaram a sensação do "jogo bonito". Atualmente, os fãs brasileiros estão desiludidos com o time nacional. Querem voltar atrás aos tempos talentosos e intocáveis, quando todo mundo estava com medo quando tinham que jogar contra o Brasil.
Pra mim, a chegada de Bolasie é como um gosto do passado. Um jogador que reflete um jogo bonito em seu corpo e sua forma de ser, Brasil e Bolasie são uma combinação perfeita. Além disso, em seu tempo em Portugal com Sporting Lisboa, o congolês entende e fala um pouco de português. A lingua, o clima e uma liga que anima a habilidade técnica que Bolasie tem, obviamente ele tem se acostumado com o país.
Aos 35 anos de idade, ele está aproveitando seu tempo com o Criciúma, e o Estádio Heriberto Hülse adora o congolês. Ele está trazendo seu talento e experiência ao clube. Um clube que nem sempre tem existido na Série A, Bolasie vai fazer tudo o que pode pra ajudar o time e manter o lugar deles onde deveriam pertencer.
A terra ideal pra um jogador sinceramente bonito
Eu imagino que Bolasie vai se aposentar no Brasil. Depois de quase 8 anos de dificuldades, Criciúma, e o Brasil, me parece a casa ideal onde Bolasie pode jogar pelo resto de seus dias como jogador. Um futebolista que sempre me fez sorrir, me alegro muito que ele está maximizando o seu tempo no Brasil e mostrando o que a Inglaterra perdeu. Um throwback e um gênio do jogo, tomara que Bolasie aproveite o resto da sua carreira com o Criciúma. As ruas nunca vão esquecer o seu nome.